O evento

O Primeiro Simpósio Internacional sobre Migrações, Refúgios & Laços Culturais constitui um espaço de intercâmbio de ideias e práticas que acolhe experiências singulares, pesquisadores de diversas áreas, pessoas em situação de migração e profissionais que trabalham com esse contexto, na interface entre Brasil, África e Europa. O evento é estruturado em rodas de conversa e oficinas abertas ao público.

O tema das migrações e dos refúgios no Brasil e em outros continentes é, atualmente, um dos assuntos mais complexos e urgentes em nossa sociedade. O processo de integração cultural, social e subjetivo das pessoas em deslocamento exige dos mais diversos campos de saber assumir o desafio de pensar coletivamente as formas possíveis de laços entre as culturas. A ideia de laços culturais engloba, por um lado, formas inéditas de conexões entre culturas e, por outra, a construção de um lugar subjetivo que contemple a história de vida dessas pessoas. As diversas áreas que se desdobram sobre esse tema valem-se da própria experiência dos migrantes, sejam eles em situação de deslocamento voluntário ou forçado, de forma que o saber produzido não esteja distante da realidade.

Público alvo

  • Pesquisadores
  • Psicanalistas
  • Profissionais e estudantes de psicologia, literatura, história, artes, design, cinema, antropologia, comunicação
  • Pessoas em situação de migração e refúgio

Local
Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi-UERJ) – Rua do Passeio, 80 – Centro, Rio de Janeiro

Objetivos

  • Contribuir com aqueles que trabalham com o tema das migrações e dos refúgios para a aprofundamento das questões subjetivas, econômicas, históricas, sociais, antropológicas e culturais concernentes aos processos migratórios.
  • Contribuir para a construção de práticas inventivas e inovadoras no campo de pesquisa e trabalho com pessoas em situação de migração e refúgio.
  • Promover o intercâmbio de pesquisadores e suas práticas.

 

Realização

ufrj       faperj 2

Realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio do programa de Teoria Psicanalítica, o evento promove um espaço de escuta que inclua a diversidade dos saberes e experiências neste campo – marcado pela heterogeneidade – que é a temática das migrações.

 

Parcerias

LOGOMARCAS

 

O simpósio surge a partir de parcerias da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro e a Associação Mawon, que é um movimento para a promoção da Mobilidade, Diversidade, Conexões e Integração. Conta ainda com a parceria da Escola Superior de Design Industrial – Esdi e do Laboratório de Design e Antropologia, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Escola de Comunicação, do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (Portugal), na Universidade Federal Fluminense, com o Departamento de Serviço Social, do Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da rede Casas Brasileiras de Refúgio, que promove a International Cities of Refuge Network no Brasil, integrando as cidades brasileiras na rede internacional de cidades refúgio para escritores perseguidos no mundo.

Saiba mais sobre a história do Primeiro Simpósio Internacional sobre Migrações, Refúgios & Laços Culturais.

 

Advertisements